Dezoito de Junho

Eu não acredito em astrologia, mas sempre leio seu horóscopo. De alguma forma seu futuro está ligado ao meu.

Sempre lembro de como nos conhecemos, mesmo isso fazendo uns quatorze anos, mas essa história de crianças-que-invadem-piscinas não cola mais. Acho que somos amigos por comodidade, estávamos ali, casas vizinhas, mesmos amigos, bairro pequeno, fomos pra mesma igreja, mesmos aniversários, não tinha escapatória. O destino contribuiu.

Eu sempre quis ser aceito, você nunca precisou, todo mundo gostava de você  (e eu tinha um pouco de ciúmes). Você era daquelas que não ia onde todo-mundo-ia, mas sempre era convidada pra tudo. Você tinha aquele sorriso de menina do interior, cabelo cacheado e parecia mais inteligente que a maioria de nós, por isso eu comecei a te contar meus segredos.

Nós passamos a fazer tudo junto e eu gostava de estar com você, com seu jeito de "nem aí" pra tudo, seu humor ácido e sua cara de quem não está gostando. Viajávamos hora e meia de ônibus para tomar café no Starbucks e eu não me dava conta de que o mais importante era a conversa do caminho. Eu te carregava pra todo lugar e nós fizemos aula de teatro, uma cobertura de desfile, trabalhamos juntos e conhecemos toda a família um do outro.

Quando me dei conta, eu era sinônimo de você e pra todo lugar que eu ia sozinho alguém questionava sua ausência. Eu tive ciúmes do seu namoro e de como você preferia os outros a mim e realmente achei que estávamos em uma relação de mão única, onde só eu me doava, o que me deixou muito triste.

Mas foi ai que que te conheci de verdade, sua baixa estima, sua insegurança e sua tristeza, vi o que ninguém via e como nos parecíamos. Entendi que você era passarinho e não conseguia ficar presa a ninguém, percebi que nós estamos juntos porque nosso corações são uma montanha-russa de sentimentos e a necessidade de exclusividade egoísta foi morrendo junto ao crescimento da certeza.

Já fazem quatorze anos e eu tenho muito que agradecer ao destino, porque não consigo imaginar minha vida sem você, mesmo você não dando grandes demostrações de amor e não terminando livros, já me acostumei.

Eu te amo, feliz aniversário.